Polinizadores

Insetos Polinizadores Sob Ameaça à Escala Global

3 Janeiro 2017

A “guerra” entre os fabricantes de produtos fitofarmacêuticos é por demais conhecida, a nível Mundial. A conquista de grandes cotas de mercado, baseada em lucros fabulosos, essas multinacionais tentam por todos os meios argumentar para os benefícios que advém da utilização desses produtos, para a produção agrícola com alta rentabilidade e não só. A aplicação de produtos fitofarmacêuticos e a proteção integrada não é pois suficiente para atenuar os efeitos nefastos na saúde e nas várias espécies de polinizadores existentes no planeta, com especial destaque para as abelhas.

Os produtores de mel, debatem-se com uma das ameaças mais importantes nos apiarios, a varroa, que destrói a maior parte das colmeias, a indiscriminada utilização de produtos fitofarmacêuticos, mais ou menos consciente e por fim os incêndios em larga escala. Impõe-se perguntar, que futuro para a agricultura hoje?

A agricultura biológica e biodinâmica são as apostas chave, para recultivar as zonas rurais e dar aos agricultores e às suas famílias, um futuro melhor.

 

Manuel Lima
mlimavaledoneiva@gmail.com

 


PUB
PUB

Últimas [Ambiente]