Balugães

Homenagem da Aldeia de Balugães a Avelino Mesquita

18 Março 2017

Avelino da Cunha Vilas Boas Mesquita, nasceu em Balugães, no dia 18 de Março de 1926. A sua Biografia, estudou em Balugães, Braga e Coimbra, onde desenvolveu o gosto pelas letras e, sob os pseudónimos Avibones e Abel Lino, assinou os primeiros textos. Trabalhou em vila Real, no Porto e em Balugães, emigrando em 1957 para a Venezuela, onde permaneceu nove anos. Regressou, então, a Portugal e radicou-se em Lisboa, voltando definitivamente à sua terra natal em 1994.

A sua presença foi assídua na imprensa de âmbito regional e nacional. Ainda com muita obra inédita, com destaque para a poesia e para o teatro. A Aldeia de Balugães, juntou-se por volta das 15h sábado, dia 18 de março de 2017 para homenagear o filho da terra Avelino Mesquita, Escritor e Cronista, no seu aniversário dos 91 anos de idade. A fanfarra dos Escuteiros de Balugães abrilhantou o inicio da festa, que decorreu no Salão Nobre da Junta de Freguesia, completamente cheio. Na sua Bibliografia conta com algumas obras publicadas, O Dente de Ouro “ Edição do autor, Balugães 2007”, Aquém do Neiva “Edição da Junta de Freguesia de Balugães, Balugães, 2007”,e, em co-autoria, Balugães, a sua história, as suas gentes “ Editorial Franciscana, Braga 1997”. Durante a festa, foi exibido o vídeo “Dos Quatro Costados” baseado na vida e obra do homenageado, e ainda um momento musical e literário. Também foi assinada pelas várias Instituições da terra, Cândido Sousa, ABCD-Associação Baluganense de Cultura e Desporto, Artur Pereira, Agrupamento de Escuteiros nº 86-Balugães, Catarina Pereira, 1ª Companhia de Guias de Balugães, José Ferreira, Fraternidade de Nuno Álvares “FNA” Núcleo de Balugães, Rui Pereira, Grupo de Jovens de Balugães, Adelina Dantas, Grupo Vozes Outonais, Vítor Barbosa, Ronda da Ponte das Tábuas, Diana Gonçalves, Teatro de Balugas, Clara Ferreira, Junta de Freguesia de Balugães, uma proposta pública de atribuição ao escritor da Medalha de Mérito Cultural, Grau Prata, foi entregue essa proposta à Vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos Dra. Armandina Saleiro presente na cerimónia, com o apoio do Presidente da Junta de Freguesia Sr. Paulo Fagundes. Foi também descerrada uma placa de homenagem ao homenageado, no Salão Nobre da Junta de Freguesia.

O Sr. Avelino no seu discurso humilde agradeceu a simpatia de todos os presentes, apagando depois as velas do seu bolo de Aniversário, confraternizando com todos os presentes. O “Jornal O Vale do Neiva” deseja longos anos de vida ao ilustre Sr. Avelino Mesquita, que também foi colaborador neste jornal.
Manuel Lima
m.l.valedoneiva@gmail.com

 

 


PUB
PUB

Últimas [Cultura]