Neves

Páscoa a Três no Vale do Neiva

5 Abril 2017

“Páscoa a três” é o mote lançado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, em sintonia com a Comissão de Festas da Senhora das Neves e as autarquias de Barroselas e Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe. Num panfleto único, agrupou-se toda a programação de âmbito Pascal das três freguesias que brindam na Mesa dos Três Abades com o propósito de apresentar e divulgar a abrangente e diversificada programação cultural e religiosa que espelha do muito que se faz nestas terras do vale do Neiva.

A programação da “Páscoa a Três”, que conjuga a fé com a tradição e o profano, destina-se aos locais, aos filhos da terra que regressam na época festiva e aos inúmeros curiosos que encontram um encanto especial nas tradições e nas vivências das gentes do vale do Neiva.

Em paralelo com a preparação para a Páscoa e dos habituais compassos pascais, mais acontecimentos decorrerão no período pascal, nomeadamente as habituais cerimónias da 2ª feira de Páscoa, mais concretamente o Encontro das Cruzes, o Brinde na Mesa dos Três Abades e o Hastear da Bandeira, que têm lugar no Largo das Neves a partir das 12.30. No mesmo espaço, mas no sábado de aleluia, ressalta na programação o concerto dos Contraponto na capela da Senhora das Neves e a Queimada do Judas com o testamento, o auto de fé e a queimada galega.

Os inúmeros eventos resultam do envolvimento das autarquias e dos vários agentes ativos das comunidades que se encontram na Mesa dos Três Abades. Destaque para a Comissão de Festas na preparação das cerimónias da 2ª feira de Páscoa e para o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e autarquias locais na programação do Sábado de Aleluia.

 


PUB
PUB

Últimas [Região]