Viana do Castelo

Quando a liberdade e a criatividade saem à rua

5 Abril 2017

O desafio foi lançado pela agência de comunicação Blisq Creative numa semana em que se celebra o Dia da Liberdade (25 de abril) e o Dia internacional do Design (27 de abril). Colocando “liberdade” e “criatividade” lado a lado, esta iniciativa terá lugar em diferentes espaços de Viana do Castelo, entre o dia 17 de abril e o dia 8 de maio, envolvendo designers de diversas áreas, desde a comunicação, à conceção do produto, de ambientes ou de joalharia, passando também pela ilustração.

As atividades arrancam logo no dia 17 de abril com a pintura de um mural no Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, pelo artista plástico português Damião Porto. Transportando a liberdade para um espaço onde esta se encontra condicionada, a obra procurará representar as várias expressões de liberdade humana que não se podem enclausurar: a liberdade de expressão, a liberdade de pensamento e a liberdade criativa.

“Design em cadeia” foi o nome escolhido para a exposição itinerante que percorrerá três espaços distintos em Viana do Castelo: os Antigos Paços do Concelho (de 24 a 26 de abril), o espaço comercial LethesHome (de 2 a 7 de maio) e o Estabelecimento Prisional da cidade (de 8 a 14 de maio). Nesta mostra será apresentado o processo técnico e criativo de mais de dez designers portugueses. Entre eles, conta-se a dupla de arquitetos criadores do projeto Mima Housing, Marta Brandão e Mário Sousa, a autora das marcas “Marias Portugal” e “Bicho Sete Cabeças”, Madalena Martins, e os premiados designers portugueses, Liliana Guerreiro (joalharia contemporânea) e André Teoman (mobiliário).

O dia 27 de abril (Dia Internacional do Design) foi a data escolhida para dar lugar ao debate “O papel do mundo digital na afirmação criativa”, a ter lugar no jardim do espaço comercial LethesHome, localizado na Praça da República, em Viana do Castelo. Num formato informal e descontraído, serão apresentadas as experiências criativas e digitais de alguns casos de sucesso nacionais.

Esta é uma iniciativa promovida pela Blisq Creative, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da LethesHome e da Moover. Aproveitando a comemoração de mais um ano de criatividade ao serviço de algumas das maiores marcas portuguesas, a Blisq lança também em abril a plataforma Hashtag que dinamizará periodicamente eventos de impacto cívico e cultural, com vista a promover a criatividade e os artistas portugueses.

 

 


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]