Neves

Auto da Floripes na BTL

29 Abril 2017

A convite da Direção Regional de Cultura do Norte e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Auto da Floripes participou, no passado dia 18 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2017. Com visibilidade internacional, a BTL é considerada o maior certame nacional do género e um dos maiores a nível europeu.

No pavilhão principal foi realizada pelo elemento Marco Novo, durante dez minutos, uma comunicação sobre a tradição e ex-libris da cultura popular do vale do Neiva e do concelho de Viana do Castelo. A par da distribuição de folhetos informativos, em português e inglês, nos vinte minutos seguintes, e respeitando o enredo original, foram expressadas as declamações, as movimentações, os cânticos e as danças caraterísticas que certificam a relevância do Auto da Floripes enquanto património imaterial universal. No pavilhão 2, mais concretamente no stand do município de Viana do Castelo, o Auto da Floripes, sentindo-se em casa, marcou presença através da representação da última batalha dos reis, proporcionando a confraternização com todos os outros participantes e visitantes.

A presença do Auto da Floripes, na visão da direção da coletividade, ultrapassa o fim turístico, uma vez que o propósito se centra na colaboração com instituições de referência e na divulgação de uma tradição que se quer viva, conhecida, estudada e dinâmica.

O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 05 de Agosto agradece à Direção Regional de Cultura do Norte pelo convite tão honroso e motivador, à Turismo do Porto e Norte de Portugal o acompanhamento generoso da tradição, e à Câmara Municipal de Viana do Castelo. A associação agradece também às Juntas de Freguesia de Mujães, de Vila de Punhe e da União de Barroselas e Carvoeiro e à Comissão de Festas em honra de Nossa Senhora das Neves pelo apoio necessário para mais uma importante embaixada de promoção e valorização do Auto da Floripes, do teatro e da cultura popular, das festividades e das freguesias, do município e duma região cujas comunidades trajam de gala, defendem as suas raízes, lutam pelo seu património e identidade, e cantam, dançam e festejam a vida. Aos Comediantes participantes, e muito em especial ao “veterano” Joaquim Frutuoso, a nossa gratidão por continuarem a alimentar a alma do Auto da Floripes!

 

 


PUB
PUB

Últimas [Região]