Vila de Punhe

Cruzeiro Senhor da Saúde

29 Abril 2017

No presente ano de 2017 comemora-se o bicentenário da edificação do Cruzeiro do Senhor da Saúde. Erigido por vontade popular, e por gente de Vila de Punhe, este monumento tem na sua raiz uma promessa feita ao Senhor da Saúde na medida em que protegeu a população local ao saque dos franceses, aquando da 2.ª Invasão Francesa ao nosso país.

O Cruzeiro do Senhor da Saúde tem mantido durante todos estes anos a chama do lampadário acesa, tarefa a cargo dos seus devotos, e a dignidade que o simboliza, e ao longo da sua história tem levado as indispensáveis obras de requalificação e de beneficiação sendo, no presente, um dos monumentos ex-líbris da freguesia.

No mês de Março de 2017, a Junta de Freguesia de Vila de Punhe, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, deu início a mais uma oportuna intervenção de restauro deste monumento, quer a nível de madeiramentos (com substituição do revestimento do beiral em madeira, das peças decorativas e forras diversas que se encontravam degradadas), a cargo da carpintaria de Samuel Pereira, quer da lavagem e pintura (lavagem do telhado e pedras; reparação e pintura da argamassa de cimento, dos cumes e beirado do telhado; aplicação de hidrófugo no telhado e nas colunas de granito; e pinturas da estrutura e do gradeamento metálico), pela empresa de pinturas de Daniel Campos, ambos de Vila de Punhe.

No sentido de rememorar esta efeméride está a ser estruturado um vasto programa comemorativo a ter lugar pelo mês de Junho.

AMC


PUB
PUB

Últimas [Região]