Mujães

N-Cooltura 2017: “As comunidades e o desenvolvimento de base local”

29 Abril 2017

Durante os meses de abril, maio e junho decorrerão, no âmbito do N-Cooltura 2017, três colóquios nas freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Vila de Punhe e Mujães. Cada autarquia será anfitriã de um dos três colóquios que terão temas independentes, mas interligados com a realidade local.

A primeira das três sessões reflexivas, que decorrerá na manhã do dia 1 de abril, terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Mujães. “As comunidades e o desenvolvimento de base local” é o tema lançado para um momento de reflexão sobre o papel das comunidades no desenvolvimento de base local.

Reconhecendo as vantagens de abordagens centradas na comunidade e nas especificidades de cada território, o encontro pretende debater experiências de desenvolvimento e, especialmente, o papel das comunidades locais na construção, implementação e monitorização de processos de desenvolvimento.

Procurar-se-á, também, elencar os grandes desafios e oportunidades das autarquias locais para a promoção do desenvolvimento territorial. No debate esperamos cruzar o conhecimento – e a experiência – política, técnica e científica, debatendo as várias dimensões de desenvolvimento e diferentes abordagens de planeamento e gestão territorial.

O painel de oradores, que será moderado pelo professor Rogério Barreto, será composto pelos seguintes convidados: Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais; José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; Luís Ramos, Deputado da Assembleia da República e Professor na UTAD; e José Alberto Rio Fernandes, Professor Catedrático na FLUP e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos.

A organização está a cargo das autarquias referidas e do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto.

A organização

 

 


PUB
PUB

Últimas [Região]