Primavera

Primavera Fonte de Vida

30 Abril 2017

No passado 21 de março teve inicio a estação Primavera.

Não terá sido novidade para ninguém, no entanto inicia a primeira das quatro estações do ano, perfeitamente normal. Na realidade, com o advento da Primavera, as diferentes formas de vida existentes à superfície da Terra, “acordam” do período de hibernação despertando para a vida.

Os mecanismos naturais da natureza continuam a exercer a sua função, no entanto verificamos algumas alterações a esse nível. As alterações climáticas em todo o mundo, refletem o desequilíbrio que temos verificado no clima, Portugal não escapa a esse fenómeno, poderia citar vários exemplos. No entanto, neste apontamento vou realçar a importância das quatro estações do ano, Primavera, Verão, Outono, Inverno. Tenho observado que estamos seriamente afetados na diferenciação das estações, tendo forte impacto na agricultura temporal, afetando em muito a produção agrícola, é comum dizer-se, atualmente, não dá para viver da agricultura.

Só a produção intensiva, com recurso a estufas e uso intensivo de químicos, tem conseguido contornar o problema das variações climáticas. No entanto, a estação da Primavera será sempre entendida como período de renovação, enfim, a natureza é ainda quem tudo comanda, apesar da mão nefasta do homem no planeta Terra.

Manuel Lima
m.l.valedoneiva@gmail.com


PUB
PUB

Últimas [Ambiente]