3 Maio 2017
Embora iniciadas há já um lapso de tempo considerável, as obras do Viaduto da Esquina, e respectivos acessos, têm decorrido quanto a nós, com uma lentidão que de forma alguma se coaduna com os tempos de hoje e a utilidade para que foi planeada. Dado que presentemente já não vale a pena perder tempo a equacionar os prós e os contras da sua localização, julgamos que, isso sim, é tempo mais que suficiente de dar um forte impulso ao andamento dos trabalhos.
Na realidade, o estrangulamento que é a passagem de nível da esquina (que o viaduto vai encerrar), não deixa de no dia-a-dia continuar a provocar fortes dores de cabeça a quem, no desempenho dos seus afazeres, tem que utilizar esta famigerada bifurcação.
Embora há bastante tempo construído o Viaduto propriamente dito, só nos finais do mês de Janeiro é que o mesmo foi colocado no local definitivo. Não obstante tudo isto, estamos esperançados que a sua entrada em pleno funcionamento possa ocorrer no Verão do corrente ano.
Dado que pouco se sabe como irá ficar o acesso junto à fábrica de serração, sugerimos que, pelo menos a tristemente célebre «curva do Gomes» seja, sem hesitações, bastante melhorada tanto na sua configuração, como na segurança que deverá oferecer.
In jornal «Vale do Neiva»
Fevereiro 1987
A Redação
Foto: vista atual