Viana do Castelo

ATHENA – Uma associação pelos jovens e pelo mundo

4 Maio 2017

No passado dia 23 de abril, a ATHENA – Associação Juvenil de Debates foi lançada oficialmente na 15a edição do ENAJ (Encontro Nacional das Associações Juvenis) que decorreu em Viana do Castelo.

A ATHENA – Associação Juvenil de Debates foi delineada com base nos pilares de investigação, debate, cidadania e juventude, procurando estimular a participação cívica e a integração dos/as jovens e o seu espírito crítico face aos acontecimentos atuais, tendo como chave o debate.

“Temos várias atividades pensadas para proceder a este difícil objetivo, passando pelo debate em modelos mais formais como simulações do British Parlamentary (Parlamento Britânico) e Model United Nations (Nações Unidas), mas tendo sempre em atenção que o debate também deve ter uma vertente de educação não formal” diz Ana Lomba Correia, Presidente da associação. Para explorar a educação não formal, a ATHENA quer agir nas escolas e associações através da organização de workshops inovadores para “pôr as cabeças a pensar, sem que as mesmas se apercebam disso”. O mote da equipa é investir numa nova perspetiva, por acreditarem que, na generalidade, a grande maioria dos jovens não se interessa por questões relacionadas com a política por estas se apresentarem da forma menos adequada a estes. Relativamente aos modelos mais formais, “queremos organizar torneios entre várias associações ou sociedades de debates abertas ao público, tanto para promover o intercâmbio entre as organizações, como para dar a conhecer o mundo do debate competitivo ao público”, esclarece Ana.

As formações são imperativas neste processo, na medida em que o mundo do debate tem de ser acompanhado por um mecanismo de instrução. Formações de public speaking (falar em público), história das ideias políticas, de introdução a um modelo de debate formal, entre outros exemplos, revelam-se essenciais no ato de debater e de compreender todo o trabalho que associação faz. Esta ferramenta tem a vantagem de incutir nos jovens competências importantes e úteis para o seu futuro a nível pessoal, académico e intelectual, como por exemplo: uma maior capacidade de concentração e de facilidade na comunicação e/ou exposição de ideias, o desenvolvimento de espírito crítico e até mesmo de método.

 

 

É importante frisar que a ATHENA quer fazer todas estas atividades de uma forma diferente, mais jovem, mais interativa, mais interessante. “Sabemos o quão difícil pode parecer o nosso objetivo, mas embarcamos neste desafio por sermos, precisamente, jovens e por acreditarmos na nossa geração e nas seguintes. O mais pequeno e simples ato pode revelar-se o mais poderoso e é assim que queremos inspirar a juventude”, constata Ana.

 

 

Contactos da ATHENA: E-mail: athena.debate@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/athena.debate

 


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]