Dia da mãe

Por que razão comemoramos o Dia da Mãe?

7 Maio 2017

Fomos investigar e descobrimos a origem desta celebração.

Remonta aos tempos da Grécia Antiga onde aquando chegada da primavera organizava-se uma celebração em nome de Rhea, a mãe dos deuses.

Também na Roma Antiga, cerca de 250 anos antes de Cristo, as celebrações eram feitas em honra de Cybelle, a mãe dos deuses romanos.

Já no século XVII, em Inglaterra, comemorava-se no quarto domingo da quaresma o chamado ‘Mothering Day’. Com esse dia pretendia-se proporcionar às operárias inglesas a oportunidade de passarem um dia com as suas mães, tendo, para esse efeito, o dia de folga.

Mas foi no século XX, nos Estados Unidos, que o Dia da Mãe nasceu como o conhecemos hoje em dia. A história passou-se em 1858 quando Ann Maria Reeves Jarvis, fundou o ‘Mother’s Days Works Club’. Pretendia com esse clube discutir estratégias para que a mortalidade de crianças nas famílias de trabalhadores diminuísse cada vez mais. Igualmente a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto ‘Mother’s Day Proclamation’ no sentido de valorizar a mãe e a maternidade. Após a morte de Ann Maria, a 9 de maio de 1905, a sua filha Anna Jervis acusou a sua perda e, com a ajuda de amigas, decidiu celebrar o amor pela sua mãe e, ao mesmo tempo, ensinar as crianças a valorizar as suas. Desta forma, iniciou uma campanha para que o dia das mães fosse reconhecido a nível nacional.

O Congresso dos Estados Unidos, em maio de 1914, aprovou o decreto – Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day – que estabeleceu o segundo domingo de maio como o Dia da Mãe.

Em Portugal

O Dia da Mãe era celebrado no dia 8 em dezembro, mais precisamente no dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do país.

Com, as aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos a 13 de maio de 1917 deram um maior ênfase ao mês de maio, que passou a ser conhecido como o mês dedicado a Santa Maria, a mãe de Jesus Cristo.

Assim sendo, o Dia da Mãe passou a estar relacionado com Nossa Senhora de Fátima.

Uma vez que as aparições ocorreram a 13 de maio, ficou definido que o Dia da Mãe em Portugal seria celebrado no primeiro domingo do mês para não coincidir com as celebrações em Fátima.

Feliz dia das mães!


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]