Ponte de Lima

Já se conhece o cartaz das Vacas das Cordas’17

12 Maio 2017

A Associação dos Amigos da Vaca das Cordas apresentou publicamente

Na passada sexta-feira, 5 de maio, a Associação dos Amigos da Vaca das Cordas apresentou publicamente o cartaz da tradicional Vaca das Cordas.

Da autoria de uma jovem limiana, Joana Rosa Caçador, designer de produto e Mestre em Ilustração o cartaz surge como a “reinterpretação do imaginário popular limiano”, tal como descreveu a autora na apresentação da sua obra:

..através de uma ilustração de leitura fácil e eficaz, que permite tanto aos conhecedores desta secular tradição identificarem-se rapidamente com ela, como àqueles que vêm participar pela primeira vez, compreenderem do que se trata.

Assim, num primeiro plano, as cordas convergem para a parte mais importante da imagem: a Vaca (figura central da ilustração) e o olhar que é trocado entre este animal e o Homem (um olhar de desafio, ameaçador e medidor de forças).

Em segundo plano, surge outro elemento importante – a Ponte, que indica ao observador o contexto espacial em que a imagem se insere. Este monumento foi tratado com linhas simples e introduzidas pequenas personagens, representativas das multidões de espectadores que se reúnem anualmente neste local.

Por fim, para o fundo foi escolhido um vermelho vivo com o qual se pretendeu criar uma atmosfera de perigo e agressividade, mas também de alegria, excitação e adrenalina; sentimentos com que tradicionalmente se vive esta que é considerada uma das festas mais importantes do concelho de Ponte de Lima.”

A festa da Vaca das Cordas realiza-se ao final da tarde, na véspera do Corpo de Deus, que este ano acontece a 14 de junho.

Fonte: CM Ponte de Lima


PUB
PUB

Últimas [Região]