Vila de Punhe

Programa Idoso+Activo em Aveiro

26 Maio 2017

Aveiro e a sua ria foi o destino do último passeio sénior da freguesia de Vila de Punhe. Aderiram ao passeio os participantes do programa de entretimento social IDOSO+ACTIVO, bem como muitos outros, e não só idosos, da comunidade local.
Foi em ambiente festivo, alegre e de sã convivência que os vilapunhenses passaram o dia em terras da Arte Nova. Pela manhã, usufruíram de uma visita guiada à cidade em barco típico, moliceiro, pelos seus canais, onde conheceram a história destas embarcações, agora de recreio, e vários locais característicos do espaço urbano, incluindo o local e a fachada da “outra” fábrica Campos. A tarde foi dedicada ao fiel amigo dos portugueses, o bacalhau. A visita ao imponente Museu Marítimo de Ílhavo, espaço onde muitos puderam reviver momentos profissionais ligados à seca do bacalhau, em Darque. Caminhar entre embarcações e apetrechos da faina maior, conhecer a história de vida dos homens nos mares do Norte e observar bacalhaus vivos no enorme aquário do museu foram momentos que engrandeceram esta visita.
O passeio terminou na praia da Costa Nova com as suas tão características casa pintadas às riscas. Aqui se confraternizou pela última vez e se recuperou forças, num lanche partilhado, para a viagem de regresso.
Alegria e boa disposição sempre acompanharam os cerca de 150 participantes. Não faltaram, então, momentos para matar saudades de amigos e de lides de tempos de outrora.
Atingiu-se, assim, o que os promotores do passeio anual, a Junta de Freguesia de Vila de Punhe e o IDOSO+ACTIVO, propuseram, proporcionar mais um dia de lazer e cultura a todos os participantes.
Adão Lima

 

 


PUB
PUB

Últimas [Região]