Cristiana Félix
mm
Cristiana Félix
Psicóloga
cris_felix10@hotmail.com

A época dos exames está a chegar… E agora o que fazer?

31 Maio 2017

Prestes a chegar a época de exames escolares são cada vez mais os alunos que se encontram ansiosos com esta situação.

Estamos num período em que todo o tempo é importante para organizar o estudo, mas o mais importante é manter-se calmo e organizar o tempo que resta da melhor forma. No entanto, antes de tudo é importante perceber o que é a ansiedade antecipatória aos exames, assim como as suas verdadeiras causas e consequências para o resultado final.

As causas da ansiedade são várias no entanto, é mais frequente em alguns dos casos como por exemplo em situações de baixa motivação escolar, em situações de rivalidade de colegas e na maioria dos casos surge por falta de organização do estudo. Estudar durante o ano inteiro é um dos fatores mais importantes para ter boas notas, no entanto quem não o fez durante o ano todo deve agora aproveitar para se empenhar nos dias que faltam para o exame, relembro que não é impossível ter boas notas o importante e assumir que precisam de estudar. Um aluno motivado consegue resultados muito melhores dado que percebe muito mais facilmente as matérias e posteriormente aplica-las.

Existe um conjunto de fatores que são importantes para uma boa atenção/concentração neste período como por exemplo a motivação para a realização dos exercícios preocupando-se mais em perceber do que em decorar as matérias que são apresentadas, ter uma boa alimentação e as horas de sono regularizadas.
Elaborar um plano de estudo, fazer esquemas de síntese das matérias, repetir e reescrever as formulas e as definições mais importantes são estratégias fundamentais para ter sucesso nos exames.

Em casos de ansiedade mais elevada é importante perceber qual o valor que precisa de ter para passar no exame e assim perceber a realidade da situação concretamente.

Para os mais pequenos os pais têm um papel fundamental nesta reta final do estudo, uma vez que os mais novos podem não conseguir organizar-se sozinhos.

No dia do exame é importante tomar um bom pequeno almoço, ir para a escola com a devida antecedência para não começar a entrar em stress com a possibilidade de se atrasar.

Durante o exame é muito importante começar por ler o enunciado todo da prova e posteriormente fazer em primeiro tudo o que sabe e de seguida passar para as questões que tem mais dificuldade.

Perante os exames é importante perceber:

Deves ir aos exames mesmo que mesmo que não saibas todas as matérias, existem sempre matérias que te sentes mais à vontade do que outras, nunca revejas a matéria no próprio dia isso apenas te vai confundir ainda mais, evita estar com colegas demasiado ansiosos e que te deixem ainda mais preocupado com tudo, elimina pensamentos negativos que apenas te deixarão ainda mais preocupado com tudo a tua volta, revê todas as coisas positivas que tu já conseguiste.

Face a pressão associada a estes momentos de avaliação, torna-se fundamental durante o ano que os estudantes aprendam a lidar com as manifestações da mesma a vários níveis de forma a fazer a gestão adequada da mesma.

É crucial estudar para os exames e te preparares com o tempo necessário, no entanto, relembra-te que os exames são apenas o reflexo dos teus conhecimentos e não da pessoa que és.

Boa sorte para todos os alunos que estão prestes a fazer os exames finais.

 

 


PUB
PUB

Últimas [Opinião]