Teatro

7º Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular

27 Julho 2017

Mais um ano, mais uma edição do Eixpressões. Pela 7ª vez consecutiva, os caminhos voltaram a ganhar vida e a levantar poeira para nos levar ao templo do teatro popular, o município de Viana do Castelo.

Nos dias 8 e 9 de julho, na cidade de Viana do Castelo, e no 15 de julho, no Largo das Neves, o teatro popular foi rei na cidade de Viana do Castelo. Com uma programação eclética e com seis novidades, o Eixpressões foi uma mostra fidedigna do teatro popular. Mascarados, dança, música e teatro tiveram palco no município vianense, e várias foram as regiões representadas.

Destaque para a presença, no sábado, dia 8 de julho, do Baile dos Ferreiros (Penafiel), das Danzas de Belinchón (Cuenca, Castilla La Mancha), Caretos transmontanos de Ousilhão e Grijó e o Entroido de Ribeirão (Chantada, Lugo). No domingo, dia 9 de julho, foi dia da prata da casa: à tarde o Auto de S. João de Subportela; à noite o Auto da Floripes das Neves. Depois de um fim-de semana mesclado de identidade, tradição, cultura e festa, no passado sábado, dia 15 de julho, foi a vez do Largo das Neves, berço do Auto da Floripes, receber uma jornada repleta de manifestações populares, com realce para as Pauliteiras de Malhadas, o Moro y Cristiano de Mouriscados e a Dança das Espadas e Penlas de Redondela. Uma noite em cheio!

Juntando os três dias do evento, foram mais de 400 pessoas que participaram, com orgulho, brio e entusiasmo, no Eixpressões através das suas manifestações populares. Foram também muitas as pessoas que assistiram aos espetáculos culturais e que ficaram surpreendidas com as exibições e suas características.

O cruzamento de experiências e realidades, bem como o fomento do intercâmbio e o reforço das identidades locais são princípios do Eixpressões que se coadunam com a celebração do património vivo das comunidades, como também com a procura da motivação e da mobilização dos vários agentes ativos associados ao teatro popular.

O Eixpressões – Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular é um projeto cultural consolidado que, sendo acarinhado pelos seus defensores, contribui significativamente para a divulgação, dinamização e conhecimento do teatro popular do noroeste peninsular, mas também para o reforço dos laços culturais e do intercâmbio entre o Norte de Portugal e a Galiza. Ao cumprir o propósito de um retrato abrangente e fidedigno, o Eixpressões tem consolidado a capacidade de proporcionar um retrato fidedigno da realidade do teatro popular do noroeste peninsular.


PUB
PUB

Últimas [Cultura]