Rio Neiva

Descida do Rio Neiva em canoa

5 Agosto 2017

Sábado 22 de Julho 2017, com tempo muito nublado e alguma chuva à mistura, não demoveram aqueles que iam descer o rio Neiva em canoas. Saída por volta das 9h, canoas ao rio em Panque e começa assim a descida.

Uma primeira parte muito difícil, com pouca água, e ainda muitas arvores tombadas no leito. Almoço, levado pela nossa equipa de apoio à Ponte das Tábuas em Balugães, 13h o sol já raiava para satisfação dos participantes, uns mergulhos e toca a encher a barriga. Terminando a primeira parte da descida em Barroselas.

Sábado 29 de Julho, inicio da segunda parte da descida também com tempo muito farrusco e alguma chuva, é caso para dizer, que já não existe a estação do verão, mas sim clima tropical. Um percurso mais agradável com melhores condições de rio, mas com alguns obstáculos na passagem. As levadas ou açudes muito degradados, não ajudam à contenção da água, provocando áreas secas em alguns pontos do rio. Urge limpar as zonas balneares mais frequentadas ao longo do rio, algumas com afluência significativa.

 

 

O Poder Local, as Instituições, os confinantes do rio e as populações, poderiam fazer algo muito interessante em prol do rio Neiva, essa junção de interesses, daria frutos a médio e longo prazo, sensibilização precisa-se. Com maré a subir Obrigado à chegamos á foz em Castelo de Neiva, fomos abraçar o mar mais uma vez e assim terminou mais uma descida.

Participaram Jorge Guia, Serafim, Marco, Tiago, Gil, Marco Aurélio, Hugo e Manuel Lima, foi fascinante pura nossa equipa adrenalina. de apoio são fundamentais.

 

Manuel Lima

m.l.valedoneiva@gmail.com

 

 


PUB
PUB

Últimas [Ambiente]