Psicologia

O início das aulas estão a chegar, e agora o que fazer?

6 Setembro 2017

Estamos prestes a chegar a um período muito importante para a maioria das crianças, o começo do novo ano lectivo é o início de uma nova etapa na sua vida. Para muitas o início do ano escolar corresponde ao início da vida escolar e do processo de aprendizagem.

O início do ano letivo está carregado de novas expectativas de como vai ser o ano, o que vai mudar, o que vão aprender e em especial como vai ser este novo ano.

É importante compreender que as crianças não estão todas em iguais circunstâncias, pelo que isto as pode afetar em várias medidas como por exemplo o facto de em casa haver ou não rotinas familiares estabelecidas, o facto de os pais se preocuparem ou não com o dia-a-dia das crianças e até mesmo a forma como estas olham para a escola interfere na aprendizagem e na motivação. Neste período torna-se fundamental a retomar as rotinas habituais que vão existir durante o período escolar. A redefinição de horários, os tempos para as refeições  e os momentos de lazer tornam-se fundamentais.

Nesta altura estamos também com os olhos postos no material escolar e na forma de como  gerir  a compra do mesmo. Deste modo a compra do material deve ser feita de forma ponderada e responsável, mostre ao seu filho que o material é caro e que é necessário fazer uma lista do que realmente faz falta.

Converse com o seu filho sobre o início da escola, combine com ele os lanches que vai levar, converse sobre as mudanças que vão existir e sobretudo converse sobre todas as vantagens de andar na escola, fomentando sempre a motivação das crianças.

Reorganize o local de estudo da criança, este deve ser um local calmo e sem grandes motivos de distração, no entanto deve ser organizado em função dos gostos das crianças para que assim se sintam motivados para lá estudar.

Algumas das regras muito importantes na sala de aula:

  • Ouve sempre a professora com muita atenção;
  • Segue as instruções com atenção e cuidado;
  • Respeita os teus colegas se queres ser respeito;
  • Trabalha sempre com o máximo empenho para teres bons resultados;
  • Participa na sala de aula de forma correta e organizada;
  • Mantem-te em silêncio enquanto os professores estão a explicar as matérias;
  • Ocupa os teus tempos livres com o que mais gostas de fazer, desde que não invadas o lugar dos teus amigos;
  • É importante seres educado com todos os colegas e as professoras;
  • É importante perceberes o que consegues e não consegues fazer para posteriormente pedires ajuda no que tens mais dificuldades;

Em suma, estamos perante um período de grandes mudanças para grande parte das crianças nesse sentido torna-se  fundamental estar atento a todas as alterações das mesmas e assim compreender as suas necessidades de forma a poder os ajudar a olhar para a escola como uma atividade agradável, caso verifique que as crianças não se está a conseguir enquadrar é importante começar por procurar ajuda junto de um psicólogo antes que as matérias comecem a ficar mais complexas.

A Psicóloga,
Cristiana Félix


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]