Cinema

A 2ª Guerra Mundial no Cinema

24 Setembro 2017

A sétima arte tem tido um papel significativo, aos longos das décadas, em narrar e divulgar, o conflito mais letal da história da humanidade, que resultou entre 50 a  70 milhões de mortes. Grande parte das produções acerca deste assunto, de uma forma indirecta, chamam a atenção para as gerações actuais e vindouras, para as consequências de uma deriva totalitária, expansiva, xenófoba, racista, que chegue ao poder, para evitar que acontecem situações semelhantes, como o holocausto Nazi e as bombas atómicas lançadas sobre Nagasaqui e Hiroshima, pondo em perigo o nosso planeta.  Desde o início do conflito, nomeadamente a partir de 1940 até aos dias de hoje, vários filmes relacionados com este tema, contaram acontecimentos,  detalharam aspectos, com tudo que fosse importante, tendo em conta a dimensão da guerra.  Assim sendo vou destacar, alguns filmes, que considero terem sido mais determinantes e significativos, para o grande público:

1940- O Grande Ditador, um filme americano dirigido, produzido, interpretado por Charlie Chaplin, que satiriza o nazismo, o fascismo, e os seus maiores entusiastas e propagadores, Adolf Hitler e Benito Mussolini. Na ocasião do seu lançamento os  Estados Unidos, ainda não tinham entrado na segunda guerra mundial.

1962- O Dia mais Longo, um filme americano, que retrata  de forma fiel o “Dia D”, quando em 1944, o Exercito dos Estados Unidos e as forças aliadas fazem uma enorme invasão na Normandia (França), ditando o principio do fim do Nazismo na Europa,  um filme que se encontra seguramente entre os grandes épicos de Hollywood.

1993- Stalingrado- Batalha Final, é um filme alemão que conta a história da Batalha de Estalinegrado, ocorrida entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943 na frente oriental da Segunda Guerra Mundial, que culminou com a primeira grande derrota da Alemanha Nazista frente à União Soviética.

1993- A Lista de Schindler , um filme americano, que conta a história de Oscar Schindler que salvou de 1100 judeus polacos do holocausto, que abdica de toda a sua fortuna  para salvar estas pessoas da morte certa, dando -lhes trabalho em fábricas. Um grande acto de humanidade, sem dúvidas.  Um filme em que exibe fielmente, a grande crueldade dos Nazis, ferindo susceptibilidades.

2001- Pearl Harbour,  um filme americano, que de forma espectacular mostra o ataque dos japoneses a base naval de pearl harbour , em 7 de dezembro de 1941, que vai desencadear a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial.

2017-Dunkirk, um filme mais recente e actual, que retrata  a batalha que  decorreu nas praias de dunquerque (França)  que durou de 25 de Maio a 4 de Junho de 1940, ao qual  uma enorme força britânica e francesa ficou encurralada por uma divisão panzer alemã, acabando por  300 000 soldados aliados a  terem de ser  evacuados por via marítima e aérea.

Grandes sugestões, para quem quiser ver ou rever, sobre este tema, que naturalmente  ninguém espera que se volte a repetir, para o bem da humanidade.

Alcino Pereira


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]