Religião

Família passionista em peregrinação a Fátima

4 Outubro 2017

No dia 30 de Setembro, realizou-se a 7ª. Edição, – do dia da Peregrinação – a nível Nacional da Família Passionista a Fátima.

A Nossa Senhora de Fátima acolheu no seu regaço em visita anual e com abrangência a todo o país, a Família Passionista. Esta prova de carinho, amor, e Fé a Nossa Senhora de Fátima, levou a que, no predestinado dia, convergir-se de Norte a Sul do país, muitos romeiros, para, manter acesa e vem viva a – devota – chama Passionista. É, justo dizer, que assim se passou um dia feliz neste local sagrado reconhecido em todo o Mundo.

O programa estabelecido para o dia, foi bem concebido e integralmente respeitado, poder-se-á dizer, bem preenchido, e, com toda a devoção, receber a Bênção de Deus na casa da Mãe do Mundo.

Chegados a Fátima, os romeiros que reuniam condições físicas, participaram na Via Sacra. Depois do primeiro carinho a Nossa Senhora de Fátima, e saciados com o almoço, seguiram-se as promessas e rezas a Nossa Senhora de Fátima. Cumpridas as formalidades inerentes à intimidade de cada um (a), o dia culminou, com um rito muito importante na vivência religiosa de todos os crentes da Igreja Católica Apostólica Romana: “a Santa Missa”.

A Santa Missa foi concelebrada na Basílica da Santíssima Trindade, o Superior Provincial Luigi Vanineti da Congregação Passionista, participou na concelebração juntamente com os disponíveis Padres e presidida pelo Pe. Paulo, expoente máximo dos Passionistas em Portugal.

Considero importante registar, que ao aderir a estes momentos religiosos, necessariamente a fé e devoção, está patente e substanciada. Depreende-se então, que, algo promove um feliz e confortável estado espiritual, porque, o local acarinha, e desperta amor.

Esta belíssima mensagem de amor, promovida pela Congregação Passionista e oferecida aos romeiros é prova real para uma sã vivência de todos. Confesso que, todos lhes estamos gratos pelo convite em participar nele. Acredito ainda, que este momento de amor somado às sábias mensagens, são deveras importantes e, dever interiorizar, para que fiquem guardadas no nosso cofre espiritual, para, depois, nos ajudar a viver neste mundo conturbado.

A finalizar direi ainda: Parabéns à Congregação Passionista por nos ter proporcionado um frutífero dia religioso. Seguramente, muitos outros romeiros partilham o supracitado. Esperemos agora, que, para o ano, nos encontremos com a mesma alegria, nesta grandiosa caminhada espiritual.

Bem hajam.

Domingos Costa

Fotografias: Pe. João Paulo Silva Valente


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]