Europa

Celebração dos 30 anos do Erasmus+

7 Outubro 2017

Agência Erasmus+ Juventude em Ação é a responsável pelo desenvolvimento desta iniciativa que irá percorrer todo o país.
No âmbito das celebrações dos 30 anos do Erasmus+ a Agência Erasmus+ Juventude em Ação, com sede em Braga, lançou um jogo pedagógico com o objetivo de, através de educação não formal, e de forma muito divertida, oferecer aos participantes uma oportunidade para aprenderem mais sobre a Europa, instituições e personalidades europeias e oportunidades para os jovens.
Após esta apresentação, este jogo gigante será distribuído por organizações de todo o país para que, nas suas áreas de atuação, possam desenvolver dinâmicas e atividades de contacto direto com as populações, celebrando esta efeméride e sensibilizando para os valores e o projeto europeu.
O jogo, que tem uma versão gigante para grandes eventos e uma versão de tabuleiro para poder ser jogado indoor, é composto por questões divididas em 11 dimensões que trabalham a dimensão, as informações, oportunidades e percurso histórico da Europa, a saber:
– História; – Instituições; – Mobilidade Europeia; – Personalidades; – Geografia E conhecimento geral; – Literatura; Línguas; Cinema e Teatro; Artes Plásticas: Desporto e Gastronomia. São cerca de 95 perguntas
A edição deste jogo pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação representa uma estratégia nova e próxima dos jovens, permitindo que através do jogo ganhem conhecimentos e competências que os capacitem para o seu futuro e para aproveitarem em pleno as oportunidades que a Europa e o projeto europeu lhes oferece.

Esta iniciativa conta envolver, até ao final do ano, mais de 5000 jovens de todo o país e as organizações podem solicitar à Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação a cedência do jogo gigante para as suas atividades e iniciativas.

O Erasmus+ é um programa da União Europeia para os domínios da Educação, da Formação, da Juventude e do Desporto para o período de 2014 a 2020, com vista a apoiar a execução da Agenda Política Europeia para a justiça social e a inclusão, o crescimento e o emprego.
30 anos de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus – atualmente Erasmus+ – construíram milhares de pontes na Europa, graças às quais é possível estudar, seguir uma formação ou trabalhar como voluntário no estrangeiro em toda a confiança. Hoje, os europeus podem atravessar livremente as fronteiras para se enriquecerem com os pontos de vista e as perspetivas dos outros, trocar experiências e ideias, partilhar valores, e dar início a projetos comuns. A geração Erasmus+ tem horizontes mais vastos, beneficia de uma compreensão mútua mais alargada e dispõe de um conjunto de ferramentas mais completo.
Pode saber mais em www.juventude.pt


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]