Cinema

A divina comédia

22 Outubro 2017

Quando eu indico para o titulo desta crónica “A Divina comédia” não estou certamente a referir me ao poema épico e teológico escrito por Dante no século XIV, mas sim á influência que os filmes de comédia ou hilariantes, tem na melhoria do nosso bem-estar  emocional, aumentando de forma significativa os nossos  índices de bom humor, e por isso defendo e acredito, que a boa disposição e o sentido de humor apurado, pode contagiar quem convive diariamente connosco, nomeadamente no aspecto laboral, ajudando a desenvolver mais activamente o trabalho em equipe e a prossecução dos objectivos, como também no seio familiar, facilitando a promoção de um ambiente saudável, essencial ao crescimento salutar e ao desenvolvimento natural da criança.

Portanto é aqui que o cinema tem um papel preponderante, na aplicação e na introdução de várias variantes humorísticas, para o entretenimento do espectador, existindo para o efeito géneros diferenciados de comédia, que são os seguintes:

Comédia Romântica- São filmes sobre relações amorosas, que surgem através de casos caricatos, fortuitos, ódios familiares ou rivalidades, etnias diferentes ou problemas derivados da adolescência.  Filmes que recomendo e que se identificam com este tema:

A Proposta – filme Norte- Americano de 2009, Sinopse:  Uma mulher conceituada  editora de livros, corre o risco de ser deportada para o Canadá, e para evitar isso, diz estar noiva do seu assistente, para poder permanecer em Nova York, só que por sinal, ele não morre de amores por ela.

O Fabuloso destino de Amélie– filme francês de 2001, Sinopse: Uma jovem do interior que vai para Paris trabalhar,  num certo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono, que acaba por gerar uma viragem na vida dela.

Férias em Roma– filme Norte-Americano de 1953, Sinopse: Uma princesa resolve ir para Roma, gozar uns dias livremente mantendo-se no anonimato, lá conhece um repórter que sabendo da verdadeira identidade da Princesa, quer se aproveitar da situação.

O Beijo– filme Norte-Americano de 1995, Sinopse: Uma mulher descobre que o seu noivo  se apaixonou por uma jovem parisiense, e por isso ela entra em num avião para  França, para ir atrás dele, mas acaba se por meter em várias peripécias, devido a um homem que conhece dentro do avião.

Comédia HilarianteSão filmes tradicionalmente com narrativas mais simples, onde sucedem cenas ridículas, divertidas e trapalhonas de forma consecutiva, que provocam o riso sistemático dos espectadores.  Filmes que recomendo e que se identificam com este tema:

Mr. Bean um autêntico desastre– filme Norte-Americano de 1997, Sinopse: Mr. Bean (personagem que se revê na série britânica de comédia “Bean”)  é um atrapalhado funcionário da Royal National Gallery em Londres, que é convidado para  apresentar um obra de pintura famosa, numa galeria  em solo americano.

Onde para a polícia– filme Norte-Americano de 1988, Sinopse: O policia Frank Drebin descobre de forma ocasional e confusa, que vai ser cometido  um atentado sobre a Rainha de Inglaterra, e para evitar, sucedem se situações caricatas.

As férias de Sr. Hulot– filme francês de 1953, Sinopse: Mr. Hulot um homem distraído e desastrado, resolve passar férias numa estância turística, acabando por se meter  numa série de embrulhadas.

O Mentiroso compulsivo– filme Norte-Americano de 1997, Sinopse: O  advogado  Fletcher Reede tem um vicio de ser um mentiroso compulsivo,  o seu  filho Max, cansado das mentiras do pai,  faz um desejo ao soprar as velas do seu bolo de aniversário, pedindo que o seu pai só diga a verdade nas próximas 24 horas. Cumprindo se o desejo, a vida de  Fletcher começa  se a transformar numa desordem.

Comédia tipo Sátira ou Paródia- São filmes de tipo comédia essencialmente críticos a um determinado tema ou obra. Enquanto a sátira, normalmente troça de aspectos sociais, religiosos e políticos, a paródia é uma imitação burlesca de um filme sério. Filmes que recomendo e que se identificam com este tema:

Uma entrevista de loucos- filme Norte-Americano de 2014, Sinopse: A história conta uma tentativa de entrevista de dois jornalistas Norte-Americanos ao Ditador Norte-Coreano Kim-Jung-Un.

A vida de Brian– filme Inglês de 1979, Sinopse: A história fala-nos sobre um judeu Brian Cohen, que é confundido com o Messias, acabando por se tornar um líder religioso.

Drácula- Morto mas feliz– filme Norte-Americano de 1993, Sinopse: É uma narrativa que faz escárnio com os filmes de terror populares, sobre o Conde Drácula.

Ases pelos os Ares– filme Norte-Americano de 1991, Sinopse: É uma narrativa típica de paródia, que se refere á conjugação de 4 filmes no mesmo enredo, “Top Gun”, “Rocky”, “Danças com Lobos” e “Nove semanas e meia”.

Comédia Dramática– São tipo de enredos sérios, com contornos dramáticos, mas que tem detalhes divertidos ou personagens que incutem bom humor e cenas hilariantes, à acção do filme. Filmes que recomendo e que se identificam com este tema:

A Vida é bela– filme Italiano de 1997, Sinopse: Um filme que conta a história de um homem que usa a sua imaginação e o seu espírito optimista para salvar as pessoas que mais ama, dos horrores da 2ª Guerra Mundial.

Annie Hall- filme Norte-Americano de 1977, Sinopse: Um humorista judeu neurótico apaixona-se por uma cantora em início de carreira, mas a relação entre os dois é tortuosa, pois ela também apresenta um quadro depressivo.

O Auto da Compadecida- filme brasileiro de 2000, Sinopse: Um filme que conta a história de dois homens nordestinos, que são pobres, e que vivem de golpes e falcatruas para sobreviver.

Patch Adams– filme Norte-Americano de 1998, Sinopse: Patch Adams, é um homem que ajuda a curar pessoas hospitalizadas, trazendo-lhes bom humor e carinho. Uma história baseada em factos verídicos.

Concluindo a minha crónica, acho que temos aqui boas razões para acreditar, que o cinema ao promover o lazer de quem o acompanha, pode também catalisar através da sua arte, uma mudança de atitude do homem perante a vida.

Foto:DR

Alcino Pereira


PUB
PUB

Últimas [Sociedade]