Vila de Punhe

Inaugurado o Trilho das Quintas (PR26) em Vila de Punhe

13 Janeiro 2018

As quintas que moldam de branco a encosta sul do monte de Roques constituem o grande património edificado da freguesia de Vila de Punhe. Inclui-las num único roteiro ambiental, paisagístico e cultural, que abrange o período desde o séc. XVII, com a casa dos Espina Velasco e a Quinta do Monte, até aos anos 40 do século passado, com a quinta do Cruzeiro, foi conseguido, em 16 de dezembro, com a inauguração do percurso pedestre PR26, denominado “Trilho das Quintas”, integrado na Rede Municipal de Percursos Pedestres do Município Vianense.

O Trilho das Quintas (PR26) tem início no largo das Neves onde se toma a direção para Norte até à quinta do Bonfim. A partir deste local, passando pelo Calvário de Arques e quinta da Senhora do Carmo, o percurso coincide com a antiga Estrada Real. Aqui vislumbra-se a imponente fachada da casa dos Espina Velasco bem como a quinta do Monte e a quinta da Bouça D`Arques, atualmente ocupadas para Turismo de Habitação e referenciadas nas revistas da especialidade.

Finda esta parte do percurso volta-se para Sul, deixando para trás as quintas da Portela, do Pereira, do Cruzeiro e dos Vianas até se atingir o Moinho do Inácio. De porta aberta, o moinho satisfez a curiosidade das dezenas de participantes e para ajudar a recuperar energias, a autarquia vilapunhense ofertou um lanche composto por licores, pão e mel. Caminhando ao longo do regato das Boucinhas, seguiu-se o trajeto final até ao largo das Neves, terminando junto à quinta dos Arrais.

Este trilho, com 8,6 km de extensão, promovido pela Camara Municipal de Viana do Castelo e Junta de Freguesia de Vila de Punhe, oferece à população mais um meio para conhecer o património vilapunhense cuja informação pode ser consultada no painel colocado no Largo das Neves a par do Trilho do Monte de Roques (PR19).

 


PUB
PUB

Últimas [Região]