Balugães

O Teatro de Balugas estreia na Galiza

6 Abril 2018
Teatro de Balugas - Balugães

 

No passado dia 10 de março, o Teatro de Balugas estreou nova produção em Rianxo, terra de Castelao, Dieste e Manuel Antonio, nomes incontornáveis da literatura galega, e palco da companhia de teatro mais antiga daquela região, o Teatro Airiños.

A nova produção intitulada em galego “Abaixo o Aeroporto en Rianxo” é uma divertida comédia dedicada a essa vila piscatória da província da Corunha, onde o português, o galego e castelhano se misturam na história da mais pequena comunidade portuguesa radicada na Galiza, da qual o Governo Português nunca deve ter ouvido falar. Ti Abílio há muito que ouve mal, diz que foi da fome que passou. Zé Bidão é dançarino de danças de salão nas horas vagas e biscateiro de profissão. O romeno Yuran, ilegalmente a trabalhar em Espanha, fala mal a língua de Cervantes, mas entende bem a preguiça de Zé Bidão. Ele veio à procura de fortuna e vê-se metido na maior alhada da sua vida, quando Ti Abílio inocentemente entendeu que ia ser ali o aeroporto e a notícia correu rápido.

A partir daqui, Zé Bidão de biscateiro passa a engenheiro da empreitada. Como rapidamente surge a notícia, rapidamente cai também por terra o aeroporto de Rianxo: um político de Lisboa aproveita-se da situação transfronteiriça, argumentando que ali não pode ser construído, devido um corredor aéreo da avifauna, em especial de rolas turcas. A polícia é chamada a intervir, há um motim originado por Maria das Dores, mãe solteira que aproveita a presença de um canal televisivo sensacionalista de Madrid.

Apesar da fronteira física, a matriz sociocultural que sustenta a linha artística da companhia de Balugães mostrou que o teatro não tem limites. A peça pode ser vista no dia 14 de abril no Theatro Gil Vicente (Barcelos) e a 19 de maio em Arentim (Braga).

 

Teatro de Balugas - Balugães

Teatro de Balugas na Galiza

Teatro de Balugas - Balugães

Teatro de Balugas na Galiza

 

 


PUB
PUB

Últimas [Região]