Vila de Punhe

Queimada no Bonfim

10 Abril 2018
Queimada no Bonfim, Vila de Punhe

Queimada no Bonfim

Com o fechar do inverno, está aí a primeira sexta-feira’13 do ano 2018. Em abril, e já com a Páscoa passada, regressa uma atividade que já faz parte do calendário cultural da nossa região. A 13 de abril, a autarquia de Vila de Punhe em conjunto com o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto vão organizar uma caminhada noturna ao Parque do Bonfim.

Esta iniciativa denominada de “Queimada no Bonfim”, vem no seguimento das várias organizadas no âmbito da “Sexta-feira’13 Queimada”, a referir: “Queimada na Pegada”, “Queimada no Calvário”, “Queimada no Santinho”, “Queimada no Velasco”, “Queimada na Pedra da Mulher”, “Queimada na Mesa dos Três Abades”, “Queimada na Lagoa da Infia” e “Queimada no Picoto”.

A caminhada noturna ironiza o espírito de misticismo que envolve a sexta-feira’13 para, num ambiente de convívio, juntar aventura com cultura. Situado no lugar de Arques, o Parque do Bonfim localiza-se no sopé de duas Quintas, estando arborizado entre uma fonte, um lavadouro e uma pequena presa.

Com o ponto de partida no adro da igreja paroquial de Vila de Punhe, os caminhantes rumarão ao lugar de Arques, mais concretamente ao Parque do Bonfim para assistirem à coreografia e ao esconjuro, bem como para provarem a queimada galega. O percurso, antes de entrar na Estrada Real, percorrerá diversas ruas do norte da freguesia. O ambiente será de festejo com os bombos e os cantares, mas estejam vigilantes e tomem cuidado com as manhas que despontarão no decorrer do percurso.

A autarquia e a associação revelam que é viável, com resultados seguros e motivadores, melhorar a oferta cultural, trabalhar em cooperação e promover a participação das pessoas e das instituições. O Luar’13 e o projeto “Idoso + Ativo” continuarão como parceiros e estarão envolvidos na animação.

São estas iniciativas reconhecidas que proporcionam o convívio, a coesão e cooperação, como também hábitos saudáveis e uma necessária sensibilização para o património natural e cultural da nossa região.

Inscrições: http://bit.ly/Queimadanobonfim

Informações: sexta13queimada@gmail.com ou Junta de Freguesia


PUB
PUB

Últimas [Região]